METANEFRINAS URINÁRIAS

Nome: METANEFRINAS URINÁRIAS

Sinonímia: Metanefrinas e frações

Norma de Coleta: Coleta de urina de 24 horas. Retirar frascos no laboratório ou usar garrafas de água mineral. O recipiente deve ser limpo e seco. O paciente, ao acordar pela manhã, deve esvaziar totalmente a bexiga e desprezar essa urina. Anotar o horário exato. A partir daí, guardar todas as urinas rigorosamente e não apenas uma parte (inclusive à noite) até a manhã seguinte no mesmo horário em que jogou fora a urina do dia anterior (esta urina tem que ser colhida e guardada). É fundamental entregar ao laboratório toda a urina coletada, para evitar erros de dosagem.

IMPORTANTE: Não utilizar cremes/óvulos vaginais nas 24 horas que antecedem a coleta. Evitar coletas em períodos menstruais. Manter a urina refrigerada.

- Dieta: permanecer 12 horas sem fumar nem ingerir álcool, refrigerantes como coca-cola, banana, chá, café, chocolate e durante 7 dias precedentes sem ingerir medicamentos abaixo ou conforme orientação médica: descongestionantes nasais, broncodilatadores, alfa-metil-dopa (Aldomet), antidepressivos tricíclicos, Lexotan, levodopa, tetraciclina, cloropromazina, quinidina.

Valor de Referência:

Metanefrina: 74 a 297 ug/24h

Normetanefrina: 105 a 354  ug/24h

Metanefrinas Totais: Até 1000 ug/24h

Método: HPLC

Instrução de Coleta: Urina de 24 horas. Orientar o paciente a maneira correta de coletar a urina para evitar erros de dosagens. Refrigerar a amostra.

Interpretação Clínica: O exame é útil no diagnóstico do feocromocitoma, neuroblastoma e ganglioneuroma. A metanefrina é um metabólito da epinefrina, excretado na urina.

Caso queira realizar alguns desses exames favor entrar em contato com a nossa central de atendimento:
(11) 2101.7777

Horário de atendimento
Segunda à sexta: 7:00 - 20:00
Sábado: 7:00 - 14:00