CREATININA URINÁRIA

Nome: CREATININA URINÁRIA

Sinonímia: Creatininuria

Norma de Coleta: Coleta de urina de 24 horas: retirar frascos no laboratório ou usar garrafas de água mineral. O recipiente deve ser limpo e seco. O paciente, ao acordar pela manhã, deve esvaziar totalmente a bexiga e desprezar essa urina. Anotar o horário exato. A partir daí, guardar todas as urinas rigorosamente e não apenas uma parte (inclusive à noite) até a manhã seguinte no mesmo horário em que havia desprezado a urina do dia anterior (esta última urina tem que ser colhida e guardada junto às demais coletadas). É fundamental entregar ao laboratório toda a urina coletada, para evitar erros de dosagem.

IMPORTANTE: Não utilizar cremes/óvulos vaginais nas 24 horas que antecedem a coleta. Evitar coletas em períodos menstruais. Manter urina refrigerada.

Valor de Referência: 800 a 1.800 mg/24 h ou 0,8 a 1,8 g/24h

Método: Cinético colorimétrico

Instrução de Coleta: Urina de 24 horas. Refrigerar a amostra.

Interpretação Clínica: Em pacientes renais agudos a relação creatinina urinária / sérica pode ser usada como índice diagnóstico. A creatinina urinária aumenta com dietas hiperprotéicas. Como a excreção da creatinina é apenas renal, é o melhor marcador da  função renal.

Caso queira realizar alguns desses exames favor entrar em contato com a nossa central de atendimento:
(11) 2101.7777

Horário de atendimento
Segunda à sexta: 7:00 - 20:00
Sábado: 7:00 - 14:00